Quem são as pessoas envolvidas no Inventário Extrajudicial?

Você sabia que, no inventário extrajudicial, diversas pessoas trabalham juntas para garantir que tudo ocorra de forma rápida e sem complicações? Vamos conhecer quem são esses profissionais e quais são os seus papéis.

Herdeiros
São as pessoas que têm direito à herança, como filhos, cônjuges, pais ou outros parentes próximos. Vale lembrar que, no inventário extrajudicial, todos os herdeiros devem estar de acordo com a divisão dos bens. Para falar sobre eles, é importante destacar que o Código Civil prevê, no art. 1.829, uma ordem para a sucessão legítima (quando não há testamento) que estabelece a prioridade de quem recebe a herança. Essa ordem é a seguinte:

1º – Descendentes (ex.: filhos e, na falta deles, os netos, bisnetos, etc.), em concorrência com o cônjuge (a depender do regime de bens);
2º – Ascendentes (ex.: pais) em concorrência com o cônjuge (independente do regime de bens);
3º – Cônjuge;
4º – Colaterais (ex.: irmãos).

Inventariante
É uma pessoa escolhida pelos herdeiros que será o(a) responsável pelo inventário, o administrador(a) dos bens, direitos e obrigações do falecido(a), até a finalização do inventário, ou seja, até o momento em que será realizada a divisão da herança entre todos os herdeiros.

Advogado
A presença do(a) advogado(a) é obrigatória no inventário extrajudicial. Ele(a) é quem orienta os herdeiros, garantindo que todos os requisitos legais sejam cumpridos, calcula corretamente as taxas que devem ser recolhidas, respeita os prazos legais para evitar juros e multa decorrente de atrasos no pagamento desse imposto e elabora/solicita toda a documentação necessária. Sem esse profissional, o processo não pode ser realizado no cartório.

Cartório (Tabelião)
O cartório tem papel importante no inventário extrajudicial. Após a apresentação dos documentos e o trabalho do(a) advogado(a), o cartório realiza a escritura pública de inventário, que formaliza a partilha de bens. O cartório também assegura que o processo seja rápido e sem burocracia, o que o torna uma alternativa ao processo judicial.

Esses são os principais envolvidos no inventário extrajudicial. A rapidez e simplicidade desse processo dependem da colaboração entre todos. Se você tem alguma dúvida sobre como funciona o inventário extrajudicial, escolha profissionais qualificados para te orientar.

Facebook
Twitter
LinkedIn

ASSESSORIA JURÍDICA

Receba uma orientação jurídica personalizada para resolver suas dúvidas ou planejar seu próximo passo com segurança!

Deixe seu comentário: